buscar

Honda CBR 1000RR-R está mais racing do que nunca, com chassi, motor e design aprimorados

A CBR 1000RR-R é a nova geração da Fireblade, a esportiva evoluiu em aerodinâmica, eletrônica, motor e chassi.

Motos
3 meses atrás
Honda CBR 1000RR-R está mais racing do que nunca, com chassi, motor e design aprimorados

O novo modelo também herdou as asas da MotoGP e ainda mais tecnologia embarcada, com a adoção de um sensor de medição inercial de seis eixos, e uma infinidade de sistemas eletrônicos para controlar essa máquina.

Linha 2021 da Honda CBR 1000RR-R

A nova CBR 1000RR-R chegará em sua variação mais recente, que inclui as asas laterais na carenagem para geração de pressão aerodinâmica adicional. Essas asas invertidas na carenagem geram downforce adicional em altas velocidades, que serve para evitar a decolagem, como na MotoGP.

Novo modelo de CBR 1000 RR-R SP 2020 tirado em Grand City Surabaya, Indonésia (Dije Soen / Wikimedia)
Novo modelo de CBR 1000 RR-R SP 2020 tirado em Grand City Surabaya, Indonésia (Dije Soen / Wikimedia)

Na dianteira os faróis foram reduzidos e uma abertura central para a admissão de ar forçada ram-air foi incorporada, direcionando maior vazão para a caixa de ar.

O motor é outro ponto central desta atualização, um novo 4 cilindros com mais diâmetro e menos curso dos pistões. As medidas passaram de 76 mm x 55,1 mm para 81 mm x 48,5 mm, rendendo até 217 cv a 14.500 rpm e 11,5 kgf.m a 12.500 rpm (na Europa). Antes 191 cv a 13.000 rpm e 11,8 kgf.m a 11.000 rpm.

O aumento na cavalaria dos 999,9cm³ foi possível com a adoção de materiais nobres. Os pistões são forjados em alumínio, as bielas são em titânio e as partes internas revestidas com o Diamond Like Carbon (DLC), inédito em motocicletas de série, que reduz o atrito em até 35%. Isso somado ao novo sistema de escape em titânio, desenvolvido com a Akrapovic, permitindo um aumento de rotações de 13.000rpm para estratosféricos 14.500rpm, e um ganho de 25,8 cv em relação à geração anterior.

A nova RR-R manteve a identidade da CBR anterior, mas usa outro chassi e por isso ficou um pouco maior, o entre-eixos cresceu de 1.405 mm para 1.455 mm e o cáster aumentou de 23° para 24°, em busca de estabilidade.

Nesta geração o desenho do tipo diamante, de alumínio, também ganhou nova distribuição de rigidez, peso e geometria. As suspensões e freios mudaram com a segunda geração das suspensões eletrônicas Öhlins e pinças frontais Brembo Stylema, na versão SP. Na “standard”, suspensões Showa com ajustes manuais e pinças Nissin.

A CBR 1000RR-R terá três modos de pilotagem, com possibilidade de ajustar a entrega de potência em cinco níveis, o freio motor em três níveis e o controle de tração em nove níveis de intervenção. Também conta com controles de empinadas e de largada.

A marca já confirmou a chegada do modelo ao Brasil neste ano. Todas informações como a data de início das vendas, pacote de itens de série e cores que estarão disponíveis no Brasil para a linha 2021 ainda serão informados, mais perto dos respectivos lançamentos. Estima-se que o valor seja entre R$ 66.500,00 a R$ 69.900,00.

BMW G 310 GS 2021: nova geração é renovada no visual e na eletrônica
O painel totalmente digital é bem pensado e traz tudo que você precisa para o passeio, com indicador de marchas e indicador de consumo médio e...
Ninja ZX-10R e ZX-10RR chegam em 2021 com nova atualização para se adequar às novas normas de emissão na Europa
As novidades foram apresentadas na Europa e nos EUA. O visual também foi atualizado, o modelo ganhou complementos na carenagem que agregam mais 17% de pressão aerodinâmica na...
Nova Yamaha XR9 Carbona, a versão invocada da XSR 900
Equipada com motor CP3, um tricilíndrico de 847 cm³ refrigerado a líquido com injeção eletrônica, comando DOHC, taxa de compressão 11.5:1, capaz de entregar potência...
Linha 2021 da Kawasaki Versys-X 300, tem conforto, versatilidade e estilo
A suspensão traseira com sistema de links Uni-track, combinado com um monoamortecedor a gás, alia estabilidade e conforto em qualquer condição. A ergonomia também ajuda para...
Yamaha MT-07 é ágil, potente e com o torque brutal
Os pneus agora são Michelin Road 5, que oferecem manuseio esportivo e seguro, especialmente em pistas ruins e escorregadias, além de permitir um menor desgaste. A suspensão usa...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...