A CBR 1000RR-R é a nova geração da Fireblade, a esportiva evoluiu em aerodinâmica, eletrônica, motor e chassi.
O novo modelo também herdou as asas da MotoGP e ainda mais tecnologia embarcada, com a adoção de um sensor de medição inercial de seis eixos, e uma infinidade de sistemas eletrônicos para controlar essa máquina.
A nova CBR 1000RR-R chegará em sua variação mais recente, que inclui as asas laterais na carenagem para geração de pressão aerodinâmica adicional. Essas asas invertidas na carenagem geram downforce adicional em altas velocidades, que serve para evitar a decolagem, como na MotoGP.
Na dianteira os faróis foram reduzidos e uma abertura central para a admissão de ar forçada ram-air foi incorporada, direcionando maior vazão para a caixa de ar.
O motor é outro ponto central desta atualização, um novo 4 cilindros com mais diâmetro e menos curso dos pistões. As medidas passaram de 76 mm x 55,1 mm para 81 mm x 48,5 mm, rendendo até 217 cv a 14.500 rpm e 11,5 kgf.m a 12.500 rpm (na Europa). Antes 191 cv a 13.000 rpm e 11,8 kgf.m a 11.000 rpm.
O aumento na cavalaria dos 999,9cm³ foi possível com a adoção de materiais nobres. Os pistões são forjados em alumínio, as bielas são em titânio e as partes internas revestidas com o Diamond Like Carbon (DLC), inédito em motocicletas de série, que reduz o atrito em até 35%. Isso somado ao novo sistema de escape em titânio, desenvolvido com a Akrapovic, permitindo um aumento de rotações de 13.000rpm para estratosféricos 14.500rpm, e um ganho de 25,8 cv em relação à geração anterior.
A nova RR-R manteve a identidade da CBR anterior, mas usa outro chassi e por isso ficou um pouco maior, o entre-eixos cresceu de 1.405 mm para 1.455 mm e o cáster aumentou de 23° para 24°, em busca de estabilidade.
Nesta geração o desenho do tipo diamante, de alumínio, também ganhou nova distribuição de rigidez, peso e geometria. As suspensões e freios mudaram com a segunda geração das suspensões eletrônicas Öhlins e pinças frontais Brembo Stylema, na versão SP. Na “standard”, suspensões Showa com ajustes manuais e pinças Nissin.
A CBR 1000RR-R terá três modos de pilotagem, com possibilidade de ajustar a entrega de potência em cinco níveis, o freio motor em três níveis e o controle de tração em nove níveis de intervenção. Também conta com controles de empinadas e de largada.
A marca já confirmou a chegada do modelo ao Brasil neste ano. Todas informações como a data de início das vendas, pacote de itens de série e cores que estarão disponíveis no Brasil para a linha 2021 ainda serão informados, mais perto dos respectivos lançamentos. Estima-se que o valor seja entre R$ 66.500,00 a R$ 69.900,00.
O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...